terça-feira, 9 de março de 2021

10 casas de sonho em Portugal

 

1. The Wall House

 

The Wall House é um projeto da Guedes Cruz Arquitetos e trouxe a Cascais o melhor da arquitectura moderna. Para além da harmonia impressionante que conjuga entre pedra, vidro, madeira e betão, esta casa de sonho não poderia estar em local mais privilegiado.

 

A vista para o mar e a proximidade aos campos de golfe são dois dos seus pontos mais fortes, para não falar das piscinas desta casa. Para além da piscina térrea, uma outra surge “no topo”, como que a formar um espelho de água (e sim, pode nadar em qualquer uma).

 

 

2. Casa na Gateira

 

Casa na Gateira está muito perto da Serra da Estrela, situada num monte alto onde impera o silêncio. O projeto ficou a cargo da Camarim Arquitetos e inclui tudo aquilo que uma casa de sonho deve ter.

 

A tranquilidade e o respeito para com a natureza circundante são notáveis, numa casa decorada em tons de branco, betão e madeira. As vistas são de cortar a respiração e a infinity pool sobre os verdes e a terra convida a vários mergulhos.

 

 

 

3. Casa Monte

 

Foi em 2004 que a PM-Arquitetos inaugurou a Casa Monte, em Grândola. De facto, estamos perante mais um projeto que ganhou vida entre a natureza e que faz dela a personagem principal.

 

Esta casa térrea conjuga o betão e a madeira de forma única, misturando-se com o terreno e as árvores que a circundam. Quando o calor aperta, a piscina convida a dias de mergulho intermináveis.

 

 

4. Casa do Gerês

 

Casa do Gerês perde-se entre a beleza natural do Parque Nacional Peneda-Gerês. A obra é da autoria do ateliê Carvalho Araújo e encaixa perfeitamente nos pequenos vales deste parque.

 

Na verdade, a imponência da Casa só é notada de perto, já que ao longe a sua presença está praticamente camuflada. Esta é uma das casas de sonho portuguesas mais bem conseguidas e apresenta aquilo que de melhor a arquitetura contemporânea tem para oferecer.

 

 

5. Casa Bruna

 

É em Fafe que encontramos a Casa Bruna, pensada por Rui Oliveira. O nome foi dado em homenagem à filha dos donos e dá a conhecer um projeto assente na geometria de linhas retas. A casa tem 5 quartos, uma cozinha regional, uma piscina e ainda um museu de motas antigas.

 

 

 

6. Casa Silvalde

 

Casa Silvalde rompe como tudo o que é convencional, sobretudo se tivermos em conta as habitações mais próximas. Projetada pelo ateliê CNLL, que deu destaque ao mármore no exterior, esta casa de sonho tem divisões muito amplas e uma forma cúbica fora do comum.

 

 

 

7. Casa em Ourém

 

Imagine um grande corredor fechado e pense em como, o mesmo, se poderia tornar numa casa. Foi o que fez Filipe Saraiva quando projetou a Casa em Ourém, uma habitação que foge a tudo aquilo que é convencional.

 

A semelhança com a imagem tradicional de uma casa é, contudo, inegável, mas a sua originalidade vem da forma como esse facto é aliado ao futuro. Todas as divisões estão unidas de forma única e permitem a circulação livre pelos espaços interior e exterior.

 

 

8. Moradia L49

 

É em Cascais que encontramos a Moradia L49, desenvolvida pelo gabinete MARQA - Mello Arquitetos Associados. A casa térrea faz sobressair uma contemporaneidade ímpar em tons de branco e castanho. A casa tem acesso directo ao jardim e divide-se em 3 grandes blocos.

 

 

9. Casa em Aldoar

 

Casa em Aldoar, da autoria do Topos Ateliê de Arquitetura, constrói-se em blocos e não deixa adivinhar, à primeira vista, a imensidão de espaço que esconde no seu interior. Há ainda lugar para uma piscina no exterior.

 

 

10. Casa Elíptica

 

Estava à procura daquela casa de sonho que em nada tem a ver com o conceito tradicional de uma habitação? Ótimo, porque queremos apresentar-lhe a Casa Elíptica, da Mário Martins Ateliê. Tudo o que se vê é mar, jardim e uma estrutura circular de cantos arredondados.

 

 

By: tgvinteriores

Sem comentários:

Enviar um comentário